Guia de IA Generativa para executivos

o segredo para aproveitar ao máximo

Segundo o Google Cloud Gen AI Benchmarking Study, de julho de 2023, 82% das organizações que usam ou planejam usar Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa ou GenAI) acreditam que ela transformará significativamente seus setores.

Imagine um futuro em que seu negócio, além de acompanhar as tendências, é capaz de defini-las. Em que a inovação não é um desafio, mas um estado constante. Esse futuro está mais perto do que você pensa, graças à IA. Com empresas como o Google Cloud revelando o potencial de transformação da IA Generativa, não há momento melhor para se perguntar: “E se minha empresa estivesse à frente dessa revolução?”

Apesar do potencial transformador em diversos setores, é compreensível que você enfrente desafios com a implementação da GenAI na sua empresa. Existem incertezas regulatórias, de custos a longo prazo, dificuldade em identificar casos de uso adequados e de encontrar profissionais qualificados na nova área. Por isso, nesta edição da WH1 News vamos apresentar alguns insights que podem te ajudar neste trajeto.

Imagem gewrada por IA para representar a diferença entre IA Generativa e IA tradicional.

Comece do começo: o que é IA Generativa?

ChatGPT, Gemini AI, Copilot… A IA Generativa é uma tecnologia revolucionária capaz de criar novos conteúdos e ideias, desde conversas até imagens e música. Mas qual a diferença deste modelo para a Inteligência Artificial tradicional? 

Inteligência Artificial não é um conceito novo, mas para a maior parte da população esse conceito se confunde com a GenIA. Até para entusiastas da tecnologia é fácil misturar as coisas: Tanto a IA Generativa quanto a IA Tradicional são pré-treinadas por modelos de aprendizado de máquina com vastas quantidades de dados, chamados de Modelos de Fundação (Foundation Models, FM). 

“Foundation Model é um tipo de modelo de aprendizado de máquina que utiliza de uma base definida para desenvolver uma inteligência artificial. Os desenvolvedores usam o FM como ponto de partida para o aprendizado de máquina, visto que não é necessário começar do zero o desenvolvimento. Os FMs são treinados em um vasto conjunto de dados, capazes de realizar uma ampla variedade de tarefas, como linguagem escrita, gerar textos e imagens e conversas por voz.” – João Alves, Consultor Técnico à frente da área de IA na WH1 Cloud.

A grande diferença, porém, é a capacidade da GenAI de criar coisas novas e originais a partir do que aprendeu, o que permite a geração de conteúdo dinâmico e personalizado em escala.

Dessa forma, os modelos tradicionais são restritos a repetir regras que já conhecem, enquanto modelos de IA generativa são capazes de realizar tarefas sem treinamento explícito para cada uma delas. Isso tem redefinido as possibilidades de diversos campos dentro de qualquer empresa: desde atendimento ao cliente, pesquisa e desenvolvimento de produto, até marketing. 

Imagem gerada por IA que representa executivos descobrindo as capacidades da IA generativa.

O melhor momento para abraçar a GenAI é agora

O momento perfeito para as empresas explorarem o potencial da IA chegou com a popularização dos FMs. Como esses modelos são a base para a GenAI, seu avanço de escala e escopo permitiu que mais empresas tivessem oportunidade de criar, com a IA, soluções de inovação e eficiência operacional personalizadas para seu negócio.

Hoje sabemos que a GenAI possui quatro capacidades principais, sendo elas: criação, sintetização, descoberta e automação. Baseado nas capacidades identificadas, o Google destacou em um Guia Executivo Sobre IA Generativa quatro aplicações em que a GenAI têm dado mais resultados para as empresas e que podem ajudar na identificação de casos de uso para sua empresa. São elas: chat, pesquisa, geração de conteúdo e raciocínio associativo. 

Além de aumentar a eficiência operacional, a IA Generativa pode significativamente melhorar a experiência do cliente e fomentar a inovação, transformando setores inteiros. Na pesquisa “The economic potential of generative AI”, McKinsey & Company projeta que a GenAI pode adicionar até US$ 44 trilhões anuais ao mercado global. Agora, imagine um pedaço dessa transformação nas suas mãos.

Imagem gerada por IA, representando a IA sendo usada no e-commerce.

Desmistificando a implementação da IA Generativa

Integrar GenAI nas operações de uma empresa se tornou um imperativo comercial, visto que as recompensas do seu uso são significativas: segundo o Google Cloud Gen AI Benchmarking Study, 66% dos negócios aumentaram sua eficiência operacional após a adoção de IA e 57% deles obtiveram uma significativa melhora na experiência do cliente.

Por mais que a IA generativa seja uma fonte de valor totalmente nova para os líderes corporativos, empresas de sucesso já estão usando a GenAI para resolver seus problemas mais comuns e trabalhosos. Mas como você, executivo de uma pequena ou média empresa, pode aplicar GenAI com sucesso, aproveitando as oportunidades da ferramenta e superando os desafios em sua implementação? 

É aqui que nós entramos: o seu parceiro ideal de tecnologia em nuvem, a WH1 Cloud

WH1 Cloud: consultoria em nuvem aplicada à GenAI

Nossa expertise em criar e gerenciar ambientes em nuvem personalizados assegura que sua empresa tenha a infraestrutura necessária para explorar ao máximo os aplicativos desenvolvidos com IA, adaptados especificamente para atender às suas necessidades. Entendemos que cada negócio é único, e nosso compromisso é oferecer uma solução que reflita essa singularidade, permitindo que você se destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, nossa equipe de especialistas fornece consultoria e suporte contínuos sobre como utilizar eficazmente os serviços de IA e machine learning disponíveis nos principais provedores de nuvem. Isso significa que ajudamos na implementação de soluções de IA generativa, desenvolvemos e gerenciamos aplicativos inteligentes que impulsionam o crescimento do seu negócio. Com a WH1 Cloud, a complexidade da tecnologia se transforma em uma jornada de inovação acessível e compreensível.

“Em breve, expandiremos nosso portfólio de serviços para incluir consultoria e suporte especializado para o Gemini AI e sua integração com o Google Workspace. Isso abrirá novas possibilidades para as empresas, aproveitando a associação entre a IA generativa e as ferramentas colaborativas do Google Workspace. Você terá à sua disposição funcionalidades avançadas de IA diretamente em seus documentos, planilhas e apresentações, potencializando a criatividade e a produtividade da sua equipe.”- João Alves.

Agora, pense nos objetivos da sua empresa. Onde você quer estar em um ano? E em cinco anos? Com a WH1 Cloud, o caminho para a inovação e liderança de mercado através da IA Generativa é claro. A IA Generativa está redefinindo o que é possível em todos os setores, oferecendo oportunidades sem precedentes para inovação, eficiência e personalização. Para executivos que buscam manter suas empresas na vanguarda da tecnologia e da competitividade, agora é o momento de abraçar essa transformação digital. 

Não deixe que o futuro passe por você. Seja parte da revolução da IA Generativa e defina o seu próprio futuro. Entre em contato com a WH1 Cloud hoje mesmo e descubra como podemos transformar seu negócio de maneiras que você nunca imaginou antes!